quarta-feira, 4 de novembro de 2015

7 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO CONFIAR A SEGURANÇA DO SEU SISTEMA AO BAIDU

Fonte: Profissionais de TI                                           

Sim, eu sei que o Baidu é “tipo um Google” na China e vejo isso como uma das causas da implicação dos chineses com a política de privacidade do Google, mas convenhamos que “entregar o galinheiro para a raposa vigiar” é, no mínimo, um vacilo – pra não dizer outra coisa.

Pensando nisso e após ler em e frequentar alguns grupos e fóruns sobre sistemas operacionais no Facebook, alguns defendendo e estimulando o uso do Baidu como antivírus, não pude me conter e deixar minha opinião.

Portanto, deixo-vos 7 razões para não confiar a segurança do seu sistema operacional (Windows) aos cuidados do Baidu, que são:


1ª – Software de má reputação

O Baidu tem má reputação desde que foi criado no início de 2000, pois era um serviço que oferecia músicas em MP3 (MP3 Search), mas induzia o usuário, de forma maliciosa, a cadastrar seu endereço de e-mail e até número de telefone (celulares) antes que a música fosse baixada. E a gente sabe que baixar mp3 na internet é uma forma de pirataria, certo? Ele recebeu muitas críticas de órgãos que cuidam dos direitos de propriedades dos EUA por violar direitos de artistas;

2º – É um malware que se aloja no sistema de forma promíscua e maliciosa

O Baidu é famoso por ser um malware (um tipo de software malicioso) que se auto instala no sistema sem o consentimento do usuário, de forma promíscua. E é muito comum piadas do tipo “Deseja instalar o Baidu? Não. Baidu instalado com sucesso!”, e o fato dele ser instalado junto com outros softwares que não tem nada à ver com ele, por si só, o autodefine como malware;

3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão

Sim, o Baidu foi adotado pela china para (suspeita) que o governo tenha mais controle na utilização da internet, tanto que o mesmo é usado no Japão e o Japão discorda dessa política e desvia cerca de 60% do seu tráfego antes de passar pela China. Dá pra confiar num buscador que te entrega para o governo? Há suspeitas que a briga que houve em 2010 entre Google e o governo chinês esteja relacionada ao fato do Google não aceitar essa manipulação de informação.

4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware

O Baidu é tão eficiente como antivírus que a maioria das empresas e mídias que medem o desempenho de antivírus no Brasil (e no mundo todo) nunca o levaram à sério, nunca testaram seu suposto desempenho. Pelo contrário, se você pesquisar “Baidu Antivírus”, 99% dos resultados se dividem entre “como remover” e propaganda de sites como o Baixaki, Softonic, entre outros. Isto prova que uma parcela mínima de pessoas que utilizam-no sequer sabem que ele é mais um vírus que uma proteção.

5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares

Verifique (faça um print) dos programas instalados em seu sistema e depois experimente baixar um aplicativo popular, como o “Atube Catcher” no Baixaki, por exemplo. Instale-o e verifique depois. Você vai ver que pelo menos uns 5 programas estranhos – junto com o Baidu – são instalados, como VUU Remote PC (que abre acesso remoto ao seu sistema), Baidu Faster (que deveria se chamar Baidu Laster, por que deixa o sistema uma carroça). Esta é mais uma prova que ele não merece confiança.

6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros
Pouca gente sabe, mas o HAO123, aquele que altera a página principal e o motor de buscas do navegador para apresentar sites maliciosos, é uma ferramenta da mesma empresa que produz o Baidu.

Duvida?



7ª – O Baidu deixa seu sistema lento

Sim, o Baidu deixa o sistema lento por que ele manipula toda e qualquer informação e processos para alimentar suas buscas e sugerir produtos, por isso o usuário começa a notar “popups” no desktop, nas redes sociais e até na página principal do navegador (o Google com propaganda abaixo do logotipo)
Dica Final

Se você tem esses arquivos (listados abaixo) instalados em seu sistema, remova-os, verifique a diferença em termos de rapidez e depois poste sua opinião.

Vai uma lista de programas que você pode – e deve – remover, que são adwares/malwares/inultiwares.

  • Baidu Antivírus; <– Antivírus falso ou nocivo
  • RegClean-Pro; <– atualizador de arquivos e limpeza de sistema falso
  • Presto! BizCard; <– adware
  • MySafeProxy for Internet Explorer; <– bloqueia ou libera acesso às sites nocivos
  • MyPC Backup; <– promete fazer backup de seus arquivos mas na verdade é um adware que monitora pesquisas;
  • Yontoo; <– não serve pra nada
  • WebSearch; <– monitora o que você pesquisa e exibe propagandas baseadas nessa pesquisa
  • Windows Manager Protect; <– adware, tem nome do Windows para enganar o usuário
  • SpeedMyPC; <– promete deixar o sistema mais rápido, mas faz o contrário;
  • Search Protect; <– monitora o que você pesquisa e exibe propagandas baseadas nessa pesquisa
  • Remote Desktop Access (VuuPC) <– abre acesso ao seu sistema;
  • Wajan; <– instala um pacote de adwares nocivos;
  • FreeSoftToday <– atualiza os adwares instalados;
  • Hao123-Client; <– monitora os sites (cookies) que você visita e altera as pesquisas e direciona para o sites de parceiros dele;
  • Ask Toolbar <– altera seu sistema de busca (google, bing, yahoo) para sites de pesquisas e parceiros dele;
Quer se livrar desses tipos de softwares maliciosos? Use Linux! Ele te proporciona um sistema mais leve e uma navegação mais rápida e segura.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Assine e fique por dentro das novidades!

Translate

Fabrício Guimarães. Tecnologia do Blogger.

Translate

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Contact

Our Company Inc.
2458 S . 124 St.Suite 47
Town City 21447
Phone: 124-457-1178
Fax: 565-478-1445

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.