sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como mudar as teclas do seu teclado

Fonte: Hardplus




Nada como a sensação de receber um novo notebook, mas ainda observo que alguns clientes ficam frustrados ao descobrir que este novo notebook possui o layout do teclado no idioma diferente. Isso se deve ao fato destes notebooks, sejam da marca HP, Asus ou Sony, serem importados, os quais obviamente carregam o teclado no idioma da mesma nação.
Embora a maioria dos clientes consigam se adaptar rapidamente ao novo layout de teclado, é um incômodo quando eles voltam a operar um teclado no layout Poturguês Brasil ABNT, situação mais comum para aqueles que possuem um computador desktop em sua casa ou no trabalho.
Depois de algumas solicitações de nossos clientes, pesquisei com alguns fornecedores a possibilidade de comprar separadamente um teclado com layout Português Brasil ABNT para os modelos de notebooks que comercializamos, mas a maioria não possui tal produto. Então decidi contactar os próprios fabricantes a fim de comprar o tal periférico, também não obtive sucesso, eles alegam que: não possuem layout brasileiro para tal modelo, não vendem este tipo de periférico para modelos internacionais ou são muito caros.
Depois de mais algumas pesquisas pela fantástica internet, descobri que a Microsoft oferece uma solução gratuita, rápida e eficiente para tal problema, conheça o Microsoft Keyboard Layout Creator
Este simples software da Microsoft permite aos usuários criar, alterar ou personalizar o layout do teclado. É possível personalizar qualquer tecla para representar qualquer caractere, inclusive aqueles exóticos do mapa de caractere, ou então até 4 caracteres de uma só vez. Podemos ainda criar arquivos de instalação com o layout personalizado para que sejam instalados em outros computadores ou até mesmo um macete para proteger o seu computador de usuários indesejáveis.
Para instalar o software Microsoft Keyboard Layout Creator 1.4 você precisa primeiramente que o Genuine Microsoft Windows esteja validado em seu sistema, isso geralmente não é problema para os proprietários de notebooks atuais, pois a maioria deles já vem com uma licença do Windows original, basta clicar no botão Continue e em seguida no botão download para iniciar a transferência do arquivo MSKLC.exe de 10,1 MB. As bibliotecas .NET Framework 2.0 ou superior (Veja aqui: Faça o Download do NetFramework)  da Microsoft também devem estar instaladas no seu sistema. Este programa é compatível com o Windows 2003 Sever, Windows XP com pelo menos o Service Pack 1 já instalado ou o Windows Vista.
Uma vez instalado, abra no menu iniciar o programa Microsoft Keyboar Layout Creator 1.4

O software já lhe entrega um layout em branco para personalizá-lo, para acrescentar funções às teclas, basta clicar em qualquer desenho de tecla no layout apresentado e digitar ou colar da área de transferência o caractere que você gostaria que ele representasse. Você pode também pressionar a tecla no teclado físico que o programa já seleciona a tecla correspondente no layout, pressione mais uma vez que a janela se abrirá para você entrar com o novo caractere.





Você pode digitar ou colar até 4 caracteres para representar a tecla selecionada

As teclas chaves, como Ctrl, Alt, Shift e demais em destaque cinza não podem ser alteradas pelo programa. Se estas teclas chaves do layout apresentado pelo programa não conferem com as do seu teclado, você pode alterá-las através do menu View > Options...

Você pode alterar a representação das teclas uma por uma, mas sugiro copiar de um layout que você esteja acostumado e fazer as alterações somente nas teclas desejadas, para isso, clique no menu File > Load Existing Keyboard ... e selecione o layout desejado





Você pode alterar o layout de um já existente

No caso do layout que necessita de acentuações, este recurso de ler um layout existente é muito interessante, pois eu pelo menos não consegui descobrir como instalar corretamente as acentuações e o layout pronto já me entregou isso corretamente instalado (vide teclas destacadas com cinza mais claro no layout abaixo).

Você pode alterar uma tecla no modo normal ou quando a tecla Shift estiver pressionada. Basta selecionar a opção "Shift" no lado esquerdo e entrar com o caractere alternativo para a tecla.

Caso queira aprofundar nas personalizações, você pode ainda configurar um conjunto de teclas, como AltGr + tecla para inserir até 4 caracteres de uma só vez, imagine a seguinte configuração de teclado:
  • AltGr + V = Você
  • AltGr + N = não
  • AltGr + T = tem
  • AltGr + M = moto
Pressionando apenas 4 teclas você conseguiu formar uma frase com 16 caracteres: "Você não tem moto". Alguns notebooks não possuem a tecla AltGr, então você pode utilizar outra combinação de teclas, mas não recomendo a utilização do Ctrl porque ela é amplamente utilizada por demais programas.
O menu Project talvez seja o menu mais interessante do programa, ele te permite verificar se o layout está devidamente configurado através da opção "Validate Layout". Se houver algum problema, uma caixa de mensagem irá te informar que a validação falhou e se você gostaria de visualizar o arquivo texto com os problemas encontrados. Nenhum layout sem esta validação poderá ser instalado no sistema ou terá o pacote de instalação criado.
Você pode ainda no menu Project testar o layout através da opção "Test Keyboard Layout..." o qual abrirá uma tela em branco para você pressionar as teclas alteradas e conferir se o resultado está dentro do desejado.
Já na opção Properties do menu Project, você deve entrar com algumas informações importantes como o nome, o qual não pode ter mais do que 8 caracteres, as descrições, nome do autor e demais informações.

No menu "Build DLL and Setup Package" você consegue criar um pacote de instalação do layout, isso é necessário para instalar o layout no seu sistema e interessante para aqueles que precisam repetir o processo em outros computadores iguais sem a necessidade de instalar e configurar tudo de novo.

Depois do layout criado ou modificado, validado e testado, com as informações adicionadas editadas e os arquivos de instalação criados, vá até a pasta aonde o programa salvou o pacote de instalação e execute o arquivo setup.exe, depois vá no Painel de Controle e selecione o ícone Opções regionais e idiomas, agora clique na aba Teclado e Idioma e depois no botão Alterar teclados, basta agora selecionar o seu layout de teclado e usufruir de um layout feito especialmente para você.

Observe que antes de clicar no botão Alterar teclado, há um link debaixo explicando como mudar o layout de teclado também na tela de Bem vindo do Windows.
Você pode inclusive mudar as teclas fisicamente de lugar, mas lembre-se que isso é bem mais arriscado e consiste na perda de garantia do notebook.
Observação: No meu caso que estou acostumado com o layout Português Brasil ABNT2 e tenho um notebook com o layout Inglês Internacional, carreguei o layout de teclado brasileiro e modifiquei uma tecla pouco usual para o caractere e ? (com Shift) que faltava.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Assine e fique por dentro das novidades!

Translate

Fabrício Guimarães. Tecnologia do Blogger.

Translate

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Contact

Our Company Inc.
2458 S . 124 St.Suite 47
Town City 21447
Phone: 124-457-1178
Fax: 565-478-1445

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.